quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Divulgação do gabarito será dia 9/10/09



O Comitê Gestor informa que o gabarito da segunda prova (fase regional) será divulgado dia 9 de outubro a partir das 15 h (horário de Brasília).

Coordenadores das sedes regionais, não se esqueçam do prazo para enviar os gabaritos para São Paulo. Eles devem ser enviados até o dia 2 de outubro. Após essa data, os gabaritos não serão aceitos. É importante enviar os gabaritos o quanto antes, o que facilitará o processo de correção das provas em São Paulo. Se houver alguma dúvida, consultem as Orientações que foram enviadas a todas as escolas-sede regionais. Aproveitamos para agradecer mais uma vez o envolvimento e dedicação de todas as pessoas que participaram da organização da fase regional do II Desafio National Geographic.

Visite o blog e manifeste sua opinião sobre a prova.


Informações retiradas do site: http://www.viagemdoconhecimento.com.br/

Desafio National Geographic 2009

Relação das escolas-sedes regionais /

Prezados professores, educadores e pais, confira abaixo a relação de escolas-sedes regionais indicadas pelo Comitê Gestor do concurso Viagem do Conhecimento / Desafio National Geographic para a realização da segunda prova. Se a escola-sede não fica em sua cidade, programe-se para sair mais cedo de casa. Lembre-se. Todos os alunos devem comparecer à escola-sede onde foram inscritos pelo professor responsável às 9h30 do dia 26 de setembro.
A prova começará às 10 h (horários de Brasília). Se possível, aproveite o próximo fim de semana para conhecer o caminhos que levam à escola. Lembramos que, como consta no Regulamento, todas as despesas de transporte e alimentação dos participantes da Fase Regional são de responsabilidade da escola onde o aluno estuda ou de sua família. Se possível, solicitamos às escolas-sede que providenciem placas informativas nas avenidas próximas a fim de facilitar a localização pelos participantes. Gostaríamos ainda de agradecer a todos os diretores, coordenadores de ensino e professores que colocaram suas escolas à disposição do Desafio National Geographic, a maior olimpíada de Geografia do Brasil.
PI Teresina COLÉGIO SINOPSE Rua Paissandu, Nº 1600 - Centro
PI Teresina COLÉGIO CPI Rua Desembargador Pires de Castro, Nº 149 - Centro

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Folclore

Folclore é um conjunto de mitos e lendas que são transmitidos de geração a geração e se expressam através de danças, de poesias, de músicas originando festas populares que ficam tradicionalmente conhecidas passando a caracterizar determinadas regiões.
As professoras Socorro Sabino e Marina promoveram neste mês de agosto com as turmas de 4º ano da Escola Municipal Ambiental 15 de outubro a culminância do projeto Folclore.
Foram abordados diversos aspectos do folclore nacional e regional durante as aulas e para finalizar o projeto, foi realizada exposição de artesanato local.Além de lendas da região.
Dentre as lendas do folclore piauiense destacamos “Cabeça de Cuia” e o “Zabelê”: Cabeça de Cuia conta a história do pescador Crispim que voltando da pescaria sem nenhum peixe, reclama da sopa rala de osso feita pela sua mãe. Aborrecido atinge a mãe com um osso e desesperado se joga ao rio enquanto sua mãe agonizante lança-lhe uma maldição. O pescador transforma-se no “Cabeça de Cuia”, um homem de cabeça enorme que surge das águas assustando as lavadeiras e aterrorizando os pescadores que pescam além do necessário ao consumo.

Houve na ocasião, exposição de comidas típicas piauienses. Tais como:
Baião de dois – arroz com feijão.
Maria Isabel – arroz com carne cortada miúda.
Paçoca – carne-de-sol socada no pilão, misturada com farinha e cebola branca. Come-se com bananas, baião de dois ou Maria Isabel, dentre outros.