terça-feira, 8 de setembro de 2009

Folclore

Folclore é um conjunto de mitos e lendas que são transmitidos de geração a geração e se expressam através de danças, de poesias, de músicas originando festas populares que ficam tradicionalmente conhecidas passando a caracterizar determinadas regiões.
As professoras Socorro Sabino e Marina promoveram neste mês de agosto com as turmas de 4º ano da Escola Municipal Ambiental 15 de outubro a culminância do projeto Folclore.
Foram abordados diversos aspectos do folclore nacional e regional durante as aulas e para finalizar o projeto, foi realizada exposição de artesanato local.Além de lendas da região.
Dentre as lendas do folclore piauiense destacamos “Cabeça de Cuia” e o “Zabelê”: Cabeça de Cuia conta a história do pescador Crispim que voltando da pescaria sem nenhum peixe, reclama da sopa rala de osso feita pela sua mãe. Aborrecido atinge a mãe com um osso e desesperado se joga ao rio enquanto sua mãe agonizante lança-lhe uma maldição. O pescador transforma-se no “Cabeça de Cuia”, um homem de cabeça enorme que surge das águas assustando as lavadeiras e aterrorizando os pescadores que pescam além do necessário ao consumo.

Houve na ocasião, exposição de comidas típicas piauienses. Tais como:
Baião de dois – arroz com feijão.
Maria Isabel – arroz com carne cortada miúda.
Paçoca – carne-de-sol socada no pilão, misturada com farinha e cebola branca. Come-se com bananas, baião de dois ou Maria Isabel, dentre outros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário